Desmascare celebridades e olhe vitrines em paz

No jogo de percurso Identidade Secreta, cada jogador encarna uma celebridade que evita ser reconhecida e só quer curtir um pouco da vida pública, tal como ir à praia, shopping ou teatro. Editado pela Grow e recomendado para quem a partir de 7 anos, já vi o título envolver bastante quem já passou dos 40 anos de idade. Eu, por exemplo.

As principais habilidades colocadas à prova são o blefe, dedução e a gestão de movimento das peças no tabuleiro. Para vencer a partida, há de se passar pelas quatro casas especiais de espaços públicos e, a cada parada, depositar uma ficha da cor do personagem para mostrar que ele passou por ali. A outra forma de ganhar a partida é ser o único jogador que não foi desmascarado.

Muita atenção, suspeita e paranoia neste jogo amigável para todas as idades.

Um aspecto bem curioso do jogo é que qualquer pessoa na sua vez pode mover qualquer personagem do tabuleiro – e não, necessariamente, o próprio personagem. Após lançar o dado, você escolhe se irá mexer um astro de rock, um cidadão com um sobretudo amarelo e por aí vai. Entra em cena um belo conflito, pois tocar no próprio personagem e marcar um ponto pode dar muito “na cara” e movimentar todas as outras peças com exceção da sua pode deixar meio óbvio quem você não é. E tudo depende de qual é o histórico de quem joga – fica mais na defensiva ou gosta de resolver a partida o quanto antes?

Tudo por uma foto

Uma das faces do dado traz o fotógrafo. Quando ele surge, quem o tira anuncia qual personagem do tabuleiro será fotografado e o jogador da vez distribui fichas redondas com face para baixo em quem uma delas traz o próprio fotógrafo. Se quem recebeu a ficha com o fotógrafo for, de verdade, quem joga com o personagem, este jogador estará fora da partida.

Os cartões retangulares trazem as imagens dos personagens; os circulares são distribuídos fechados aos jogadores no momento do "clique" da foto - um deles traz o fotógrafo e é o que o jogador entrega a quem acha que é a celebridade. Acertou, então o jogador que recebeu o cartão perdeu

O jogo é bem dinâmico, fácil de preparar e com partidas que duram de 20 a 30 minutos. A sorte conta, mas ela não é o único fator determinante para ganhar... As insinuações sobre quem é quem acabam, sempre, virando o assunto entre uma rodada e outra, o que faz com que a investigação e dedução não esteja só no que se vê no tabuleiro.

Com muita frequência, rola um clima de eliminação em que sentam cinco jogadores e aos poucos eles vão sendo desmascarados até que só fiquem dois, que correm contra o relógio para fechar o jogo ou então tirar o outro do jogo.

Recomendo muitíssimo esse título pela maneira como vejo as pessoas terem de equilibrar suas ações para alcançar um objetivo e por certa dose de paranoia.

Comentários

Postagens mais visitadas