Saxxy Awards: quando o internauta MANDA


A internet promove uma discussão tremenda sobre direito autoral. Jogos, por exemplo, são em geral licenciados. Assim, nós mortais podemos usufruir de um jogo sem mudar uma linha de código, sem mexer em nada dos personagens, sem extrair nenhum conteúdo e usá-lo de alguma forma. O game é considerado propriedade intelectual 100% dos seus criadores. E ai de quem desrespeitar. (advogado entra na sala)

Alguns outros desenvolvedores, por outro lado, sacaram que, mesmo sem liberar o código para alteração, se pode liberar partes dos conteúdos para que os usuários recriem ambientes, deem outra alma aos personagens, modifiquem boa parte do título mantendo a sua "engine" principal. Em alguns casos, dão ao usuário a possibilidade de criar vídeos e animar os personagens e todos os elementos do jogo da forma que bem entender.

Este é o caso do Team Fortress 2 com seu recorrente prêmio anual Saxxy. "Cinegrafistas digitais" disputam por votos para tornar o seu filminho o melhor de quatro categorias: ação, humor, replay e drama, usando elementos do jogo como bem entenderem. O melhor do ano passado foi "Story of a Sentry". Cara, é bom demais, mas os concorrentes não ficam nada atrás.

Comentários

Postagens mais visitadas