Como melhorar a sofrida conexão 3G em uma área rural

atualização em 18/11/17: A franquia ficou hiper controlada, sem sustos. Convido você também a conferir meu post sobre como comprar um computador ou notebook gamer para tirar melhor proveito de uma conexão mais supimpa.
Com amplificador instalado acima, a velocidade
da conexão 3G subiu de 525 Kbps para 1,18 Mbps.

Ao longo dos últimos dois anos, aprendi na raça e por tentativa e erro técnicas para melhorar a conectividade onde celular mal funciona. Compartilho neste post o que fiz. Tenho certeza de que poderá ser útil para quem quer conexão, mas não há nenhum provedor de banda larga fixa disponível, como acontece em zonas rurais repletas de plantações de figo.

1) dar uma geral nas tecnologias disponíveis
Quem mora em lugares distantes de centros urbanos no interior paulista conta com poucas opções de conectividade. A tecnologia mais onipresente é o satélite, mas com o que se gasta para instalar a antena daria para comprar um PC. As mensalidades também são salgadas para se queimar com Netflix e jogos eletrônicos. Assim, o satélite não é viável para uso doméstico.

Pedir uma linha de telefone fixo não era garantia de disponibilidade do serviço de conexão de internet. Até hoje há uma fila de espera, pois a oferta é inferior à demanda. Assim, internet móvel – por mais lenta que fosse – era a única alternativa possível.

2) conhecendo o cenário rudimentar do 3G - e o melhor local para deixar o modem
Os celulares mal pegavam e o serviço de voz já era difícil – ainda é. As melhores chamadas são as feitas na rua ou bem perto da janela no lado leste da casa. É neste ponto que as barrinhas ficam mais elevadas no visor do celular, indicando conexão melhor. De cinco operadoras de telefonia móvel, uma tem cobertura parcial e a outra nem isso. Só da rua mesmo para a ligação ficar melhor.

Esse cenário muda a cada cem metros, em que um celular com o chip X perde mais sinal e o outro melhora. Andando-se por um quilômetro há áreas de sombra em que nada funciona. 4G nem pensar.

Conectar o modem 3G no computador era complicado, pois a conexão na mesa onde a máquina fica é muito pior do que perto da janela. Só que por ali não havia mobiliário apropriado. Além disso, sem WiFi não dava para usar a web pelo tablet direito.

3) compartilhar a conexão 3G via Wi-Fi
Pesquisei e comprei o TP-Link MR-3020 que traz uma entrada USB para modem 3G ou 4G e compartilha o sinal via Wi-Fi. Quando chegou, espetei o modem 3G, ele identificou automaticamente qual era a operadora e fez a conexão. Por conta de compartilhar os dados via Wi-Fi, usar o computador na mesa não era mais problema.

Contudo, a qualidade da conexão variava muito. Fazer uma ligação de voz via Skype era uma aventura. Às vezes funcionava muito bem, mas na maioria das vezes era uma frustração.

A página de configuração do roteador traz dados do nível do sinal da conexão 3G. Esta informação variava de 17% para 0%. Raramente ia acima de 25% e então descia novamente. Assistir a um vídeo no Netflix era impraticável e no YouTube, levava um tempão. A situação melhorou, mas ainda estava precária.

Para descobrir a real velocidade, instalei no tablet Android a ferramenta EAQ, que mede a conexão. Caso use um PC, pode rodar o teste de velocidade em http://www.brasilbandalarga.com.br/speedtest. A velocidade de download variava de 500 a 550 kbps.

4) enfim, a antena
Pesquisei na web e encontrei quem instala antenas para melhorar a conectividade na zona rural. Algumas antenas ficavam a 19 km da estação rádio-base mais próxima e eram conectadas via cabo em um modem 3G/4G. Eram locais onde o celular simplesmente não pegava nada.

Uma outra opção que surgiu foi este amplificador MD-2000 da Aquario, que, segundo o site do fabricante, melhoraria o sinal. Encontro pela web alguns compradores do mesmo modelo que estavam descontentes, mas outros que estavam felizes - e pareciam todos gente de verdade: artesãos, estudantes e profissionais liberais. Eu seguia com um pé atrás; meus familiares, descrentes, mas tinha esperança.

Ciente do código do consumidor, de que poderia devolver o produto em 7 dias se não estivesse satisfeito, fiz a compra. Funcionou melhor do que eu imaginava, em que o sinal da conexão ficava em estáveis 34%.

A velocidade de download pelo EAQ variava de 1,09 Mbps para 1,27 Mbps. Conversar no Skype era melhor do que usar telefonia fixa. Netflix passou a ser realidade. Enfim, vitória.

O próximo passo é descobrir para quanto o consumo da franquia irá. :-)

Comentários

Postagens mais visitadas