Jogos de tabuleiro: diversão sem precisar de tomada

Neste  blog sempre abordei títulos muito legais de jogos eletrônicos. Agora, para variar, dei um tempo neste post para falar sobre um jogo que não precisa de bateria nem passar de fases. De quebra, faço uma reflexão sobre jogos de tabuleiro x o mundo digital.

O Clube Grow reúne diversos jogos clássicos, entre eles trilha, mico, sobe-desce, gamão, damas, supertrunfo, resta um e damas chinesas. Por um tempo, fiquei pensando se um pedaço de papel colorido com peças de plástico poderia atrair uma criança muitas vezes acostumada as mais de um milhão de cores e efeitos sonoros de um jogo eletrônico.

Pensando lá atrás na minha infância, os games eram muito mais básicos e o brincar lá fora era uma realidade, com pipas, pega-pega, esconde-esconde e por aí vai. Então, um jogo de tabuleiro não destoava tanto. Era apenas uma outra forma de se divertir.



Essa regra, mesmo depois de anos, segue válida. Um jogo de tabuleiro é outra forma de se divertir, mesmo que a criança nunca tenha jogado com ele.

Sobe-desce, por exemplo, é uma corrida em que se depende unicamente de sorte ao se jogar o dado. Acredito que antigamente o jogo levava o nome de cobras e escadas, mas o princípio permanece o mesmo: ao se cair na base de uma escada, dobe-se ao topo. Ao cair em uma casa que é o começo de um escorregador, lá vai sua peça descer várias casas.

A sensação de conquista toda vez que algo dá certo no jogo de tabuleiro me parece muito mais clara do que o que vejo em um game eletrônico. Um jogo de tabuleiro é algo em que nos divertimos olhando com outros colegas, blefando ou não, em torno de uma mesa. A superação exige um investimento muito maior e não dá para tirar a frustração da frente com um passe de mágica, apertando “retry”. Tem de se encarar a frustração e seguir adiante, rodada após rodada.

Bolamos estratégias, conquistamos territórios e agimos com diplomacia. O jogo de tabuleiro é algo que devemos colocar no centro da mesa e trazer os amigos para as pontas. Essa foi uma redescoberta minha dos últimos meses. E sou muito feliz por ela.

Comentários

Postagens mais visitadas